Materialidade

Na aba materialidade temos a listagem com todas as empresas da auditoria, cada uma delas possui a sua própria materialidade para ser preenchida.

Quando acessamos a aba Materialidade vemos as colunas Empresa, CNPJ, Materialidade tolerável, Materialidade desprezível e Situação, os valores trazidos para essas colunas serão mostrados após o preenchimento dos campos dentro do cálculo da materialidade.

Listagem materialidade

Do lado direito de cada materialidade temos um menu de opções, ao selecionar a opção "Configurar" o sistema será redirecionado a tela de detalhes, nela nenhum dos campos é editável, temos informações de Objetivo, Critérios de aceitação e Análise efetuada.

Tela inicial da materialidade

Do lado direito da tela temos o botão Ir para questionário, o questionário é dividido em 4 blocos, todos eles precisam ser totalmente preenchidos para que possa ir para a próxima tela que é a tela do cálculo.

Tela do questionário da materialidade

Caso seja preciso parar o preenchimento das informações do questionário por algum motivo, o usuário pode clicar em Salvar, no canto superior direito da tela, o sistema vai salvar as informações e quando acessar novamente pode alterar ou apenas continuar o preenchimento de onde parou.

Quando chegamos na tela do cálculo vemos a mesma divisão do questionário, em blocos, mas aqui temos 5 blocos.

Tela do cálculo da materialidade

No primeiro bloco escolhemos o nível de segurança dos controles internos.

Primeiro bloco do cálculo da materialidade

No segundo bloco preenchemos os valores para as demonstrações contábeis e a escolha do benchmark apropriado, aqui é importante ressaltar que temos algumas particularidades:

1 – este bloco sempre vai trazer o ano da auditoria e os dois anos anteriores;

2 – é preciso preencher pelo menos o valor do último ano para que aquele benchmark seja habilitado para ser escolhido;

3 – o campo justificativa é de preenchimento obrigatório;

Segundo bloco do cálculo da materialidade

No terceiro bloco o sistema traz as informações de porcentagens aplicadas ao referencial do benchmark escolhido, o bloco mostra inicialmente 3 campos, dos quais apenas o campo "Percentual escolhido" é editável.

Terceiro bloco do cálculo da materialidade (sem o campo justificativa)

O sistema já traz um valor como sugestão, caso o percentual escolhido seja diferente do que foi sugerido o campo justificativa é exibido e é obrigatório preenchê-lo.

Terceiro bloco do cálculo da materialidade (com o campo justificativa)

No quarto bloco temos os percentuais da materialidade, inicialmente o sistema mostra 5 campos, dos quais apenas o campo "Materialidade tolerável escolhida" é editável.

Quarto bloco do cálculo da materialidade (sem o campo justificativa)

Caso o valor desse campo seja diferente do valor sugerido o sistema exibe o campo justificativa e é obrigatório preenchê-lo.

Quarto bloco do cálculo da materialidade (com o campo justificativa)

No quinto bloco temos as classes específicas, quando chegamos nesse bloco ele vem por padrão vazio.

Quinto bloco do cálculo da materialidade (sem os campos)

Para adicionar os campos é necessário clicar em "Adicionar classe" e o sistema vai exibir o conjunto de campos que devem ser preenchidos.

Quinto bloco do cálculo da materialidade (com os campos)

Last updated